Cives
Centro de Informação em Saúde para Viajantes

Dengue: Minas Gerais

Está ocorrendo uma epidemia de dengue em Governador Valadares (região Norte de Minas Gerais), com cerca de três mil casos notificados (1345 confirmados laboratorialmente). A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais recebeu, até 06 de abril, 7206 notificações de 180 municípios. Foram confirmados 2456 casos.*

O transmissor do dengue, o Aëdes aegypti, prolifera-se dentro ou nas proximidades de habitações (casas, apartamentos, hotéis), em recipientes onde se acumula água limpa (vasos de plantas, bromélias, pneus velhos, cisternas etc.). O Aëdes aegypti também pode transmitir a febre amarela.

Em períodos de epidemias é feita a aplicação de inseticida através do "fumacê", para combater o  Aëdes aegypti adulto. O "fumacê", no entanto, não acaba com os criadouros do Aëdes aegypti e novos mosquitos podem se formar. Por isso, é importante eliminar os criadouros o transmissor. Além do dengue, se estará também evitando que a transmissão urbana da febre amarela.

Está ocorrendo um surto de febre amarela na região Centro-Oeste de Minas Gerais. As manifestações iniciais do dengue são as mesmas de diversas outras doenças (febre amarela, malária, leptospirose). É importante, por isso, sempre procurar rápido um Serviço de Saúde.

* Fontes: Hoje em Dia (01/03/01 - online). Governo de Minas Gerais (Portal Minas, 17/02, 10/03 e 21/04/2001).

Disponível em 02/03/01, 12:53h. Atualizado em 21/04/2001 12:14h.

Página Principal Doenças Infecciosas Informação para o Viajante

©Cives
 
Os textos disponíveis no Cives são, exclusivamente, para uso individual. O conteúdo das páginas não pode ser copiado, reproduzido, redistribuído ou reescrito, no todo ou em parte, por qualquer meio, sem  autorização prévia.
Créditos: Cives - Centro de Informação em Saúde para Viajantes